O complexo cenário político atual do País e seus reflexos dentro do contexto internacional nortearam as discussões no primeiro Simpósio Internacional Luso-Brasileiro, realizado ontem na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Com o tema “Participação política e cidadania: o Brasil e o cenário internacional”, o evento, promovido pela Universidade do Parlamento (Unipace) e pela Rafas Tour Operadora de Intercâmbio, reuniu as comunidades acadêmicas cearense e portuguesa para incentivar a troca de visões sobre os desafios do Brasil no âmbito das relações com o exterior.
“A Assembleia não pode estar à margem desse debate. A macroeconomia e o cenário político do Brasil com certeza têm impacto no restante do mundo. Estamos realizando esse Simpósio Luso-Brasileiro para saber qual é o olhar dos organismos internacionais diante disso”, explica Lindomar Soares, diretora de Gestão e Ensino da Unipace.
O encontro, que contou com a participação de cerca de 500 pessoas, dentre estudantes e acadêmicos, teve como palestrantes o professor doutor Manuel Meirinho, presidente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa, e a professora Talita Dal Lago, docente de Direito Internacional da Faculdade Farias Brito (FFB) e doutoranda em Relações Internacionais pelo ISCSP.
Paralelos
Meirinho destacou que a crise política brasileira tem chamado a atenção da União Europeia, especialmente por conta da importância do País no exterior. Segundo ele, é necessário debater como as instituições nacionais estão lidando com o contexto político e quais são as expectativas dos cidadãos. O professor falou, ainda, sobre os níveis de participação política em países da União Europeia e traçou paralelos com a situação no Brasil. Segundo ele, indicadores apontam semelhanças no que diz respeito à baixa confiança nos governos ao longo da história e ao fraco sentimento de eficácia política dos cidadãos. Ele afirma que os dados são preocupantes.
“Quando a falta de participação dos cidadãos na política faz com que eles percam a confiança no regime é muito perigoso. O maior desafio das democracias é não deixar que os indicadores afetem a natureza do regime, porque isso dá em colapso”, destacou Meirinho.
Relações internacionais
A professora Talita Dal Lago avaliou a percepção de outras nações sobre o cenário político brasileira e de que forma a situação tem afetado as relações do Brasil com o exterior.
Conforme ela, organizações internacionais consideram que o País precisa desenvolver políticas que restaurem a confiança do restante do mundo e proporcionem um crescimento mais inclusivo, aumentando o bem-estar da população.
Talita destacou a importância de iniciativas como o simpósio para discutir a situação brasileira sob óticas diferentes e trocar conhecimentos com outros países. “O simpósio foi realizado no sentido de visar a um intercâmbio acadêmico e criar pontes de saberes”, afirmou.
De volta às corridas, dia começou cedinho com largada as 06:00, com muita chuva, no…
Desejamos a todos um Feliz Natal e que o novo ano de 2021 seja muito…
Um grande apaixonado por esporte e de modo especial pelo futebol, o empresário Joaquim Noronha…
Hoje, na data 22/10/2020, o empresário Joaquim Noronha recebeu em seu escritório o seu então…
Diante de uma das maiores crises de saúde pública do planeta ocasionado pela Covid-19, abriu-se…
O projeto de lei nº 18/15 que foi aprovado na Assembleia Legislativa que tem como…